Caracteristicamente a dor da Neuralgia do Trigêmeo (NT) pode ser desencadeada por alguns fatores externos que muitas vezes fazem parte de nossa rotina e que em condições normais não seriam suficientes para desencadear dor, mas que em função das alterações causadas pela doença se tornam verdadeiros gatilhos disparadores daquela crise de dor facial em choque e intensa característica da Neuralgia Trigeminal.
O frio é um desse fatores de gatilho para crises de Neuralgia do Trigêmeo e de fato pode agravar muito a doença, principalmente naqueles casos em que o paciente esta sem tratamento ou com tratamento inadequado
Lembre-se que o Nervo Trigêmeo é responsável pela inervação sensitiva da sua face e quando a função desse nervo está prejudicada, como por exemplo na Neuralgia Trigeminal, por consequência haverá também um prejuízo na interpretação, condução e controle de estímulos sensitivos na face. Por isso, fatores externos, por exemplo o frio, que em condições normais não seriam suficientes para desencadear dor, nesses casos podem tornar-se verdadeiros gatilhos de dor facial.
Importante ressaltar que além do frio há outros fatores que podem se tornar agravantes e desencadeadores de crises de Neuralgia do Trigêmeo (Leia mais aqui) e que a falta ou inadequação de tratamento torna o paciente com NT muito mais susceptível à piora diante da exposição a esses fatores.
Neuralgia do Trigêmeo é uma doença incomum e subdiagnosticada, por isso os pacientes costumam percorrer um longo e árduo caminho até o diagnóstico correto e tratamento efetivo.
O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar.
Aqui no nosso blog você irá encontrar muito mais informação sobre Neuralgia do Trigêmeo e na nossa comunidade no Instagram você será sempre bem vindo. Até lá, um abraço.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.