Historicamente conhecida como uma das piores sensações de dor que um ser humano pode sentir a Neuralgia Trigeminal (NT) é uma condição que se manifesta através de crises de dor muito forte em um dos lados da face em choque, pontada, queimação e que pode ser desencadeada por gatilhos como escovar os dentes, lavar o rosto, pentear os cabelos ou beber água.
A doença se manifesta caracteristicamente em remissão e recorrência, ou seja, períodos em que há poucas ou nenhuma manifestação da doença e períodos com muitos sinais e sintomas da doença, principalmente dor.
Outra característica definidora dessa doença são as crises de Neuralgia Trigeminal, que se manifestam com intensas dores tipo choque e/ou pontada na face que podem durar desde poucos minutos até muitos dias.
Há uma forma de controlar as crises de Neuralgia do Trigêmeo que difere do manejo padrão da doença que inclui desde medicamentos via oral até procedimentos cirúrgicos.
No manejo das crises utilizamos uma medicação específica chamada Fenitoína que deve ser ministrada preferencialmente em ambiente hospitalar. Na maior parte dos casos, quando utilizada de forma adequada, a Fenitoína é efetiva em controlar a crise de neuralgia.
Importante ressaltar que o mais importante é controlar a doença através do tratamento padrão para que assim o paciente fique muito menos susceptível às crises de Neuralgia do Trigêmeo.
Quer saber muito mais sobre Neuralgia do Trigêmeo ? Aqui no blog você encontra muito mais informação atualizada e confiável sobre NT e lembre-se: estamos nas redes, lá você será sempre bem vindo para compartilhar histórias.
Um abraço.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.