Já teve um episódio de dor como esse ou ouviu alguém se queixando exatamente disso ?
Essas são manifestações típicas de um grupo específico de dor de cabeça denominado “Cefaléias Trigeminais”. Não, não é enxaqueca, que pertence a outro tipo de dor de cabeça.
A Cefaléia Trigeminal se manifesta em homens e mulheres com crises de dor forte unilateral, tipo choque, pontada ou latejamento ao redor de um dos olhos e pode se associar a sinais como vermelhidão ocular, lacrimejamento ou congestão nasal.
Outra característica marcante desse tipo de dor de cabeça é sua ligação com “gatilhos” disparadores de crises como por exemplo: privação de sono, longos períodos de jejum, trocas brusca de temperatura ambiente e aumentos repentinos de pressão arterial (após relação sexual, exercício físico).
Analgésicos convencionas tem pouco ou nenhum efeito para esse tipo de dor de cabeça. O tratamento inicial é medicamentoso e é baseado em medicações anticonvulsivantes como a Carbamazepina, Gabapentina e outros. Após o período de ajuste da medicação, a maior parte dos pacientes apresenta melhora clínica evoluindo com diminuição do numero de crises e intensidade da dor.
Existem procedimentos cirúrgicos consolidados na prática médica para o tratamento desse tipo específico de dor cabeça e se baseiam no bloqueio químico ou por radiofrequência dos ramos do Nervo Trigêmeo relacionados a dor na região referida pelo paciente. Importante ressaltar que na maior parte das vezes esses procedimentos possuem efeito temporário e deverão ser repetidos para o controle efetivo da dor.
Aqui no nosso blog você irá encontrar muito mais informação sobre esse e outros assuntos e na nossa comunidade no Instagram você será sempre bem vindo. Até lá, um abraço.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.