Historicamente a Neuralgia do Trigêmeo (NT) é considerada como uma das piores sensações de dor que um ser humano pode sentir. Frequentemente caracterizada pelos pacientes como uma dor em choque na face, que surge subitamente e que pode ser desencadeada por alguns gatilhos como beber água, escovar os dentes, se barbear, beijar.
Outra característica marcante da Neuralgia Trigeminal é a de se manifestar em crises de dor progressiva, durando alguns minutos ou até dias. Quem tem ou conhece alguém com NT sabe o quanto essas crises podem ser dramáticas.
O que fazer nas crises de Neuralgia do Trigêmeo ? O tratamento da crises é o mesmo daquele usado continuamente ? Medicações analgésicas potentes como a Morfina funcionam ? Essas e outras perguntas iremos responder a seguir.
Sim, muitas vezes é você quem vai ter que avisar o médico do pronto-socorro ou UPA a medicação que deve ser feita quando você estiver em uma crise de Neuralgia do Trigêmeo. Essa é uma doença incomum e subdiagnosticada, portanto a maior parte dos médicos não está habituada a trata-la, principalmente durante as crises, em que é necessário uma medicação específica, ministrada de uma forma específica.
É muito comum que os pacientes com NT cheguem aos prontos-socorros ou UPA’s durante as crises de dor e recebam medicações analgésicas que não tem nenhum efeito sobre a dor.
É importante ressaltar que a dor da Neuralgia do Trigêmeo tem uma origem diferente daquele tipo de dor para a qual os analgésicos convencionais, inclusive opioides fortes são destinados. Dessa forma essas medicações têm pouco ou nenhum efeito sobre a dor da Neuralgia Trigeminal.
A medicação adequada para o tratamento das crises de NT é a Fenitoína que deve ser ajustada ao peso do paciente, ministrada diluída em solução fisiológica, endovenosa e lentamente. É muito importante pedir ao seu médico especialista uma relatório médico constando seu diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo e a prescrição com as instruções sobre a forma de ministrar a Fenitoína.
O objetivo aqui é reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar.
Leia mais sobre esse assunto em: Qual o melhor tratamento para Neuralgia do Trigêmeo ?
Estamos nas redes, lá você encontrará muita informação e uma grande comunidade de pessoas falando sobre esse assunto. Um abraço.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.