“Eu fiquei assim depois de um procedimento dentário.”
Ouvimos isso aqui frequentemente daqueles pacientes que passaram por um procedimento odontológico, como por exemplo extração do dente siso e que depois desse procedimento ficaram com uma dor intensa e crônica na região da mandíbula, da língua, gengiva e/ou dos dentes.
Isso pode ocorrer por uma lesão dos nervos que passam naquela região durante o procedimento ou durante a anestesia necessária ao procedimento que pode lesionar esses nervos podendo causar o que chamamos de neuropatia.
Na maior parte das vezes, os nervos lesionados são os mesmos, seja o Nervo Lingual, o Alveolar ou o Mandibular, que são ramos do Nervo Trigêmeo.
Dor em queimação, choque e/ou formigamento na região da mandíbula, da língua, gengiva e/ou dos dentes.
A maior parte dos pacientes com neuropatia do Nervo Lingual, Nervo Alveolar ou Nervo Mandibular após procedimentos dentários ou bucomaxilofaciais melhora espontaneamente em algumas semanas.
A partir de cerca de 3 meses essa melhora espontânea fica mais improvável e logicamente algum tratamento para controle do sinais e sintomas deve ser instituído
Inicialmente esse tratamento pode ser feito com medicações específicas para esse tipo de dor e em grande parte dos casos costuma controlar o quadro e trazer alívio ao paciente.
Em casos refratários, procedimentos para descompressão cirúrgica direta e debridamento do nervo supostamente lesionado devem ser considerados.
É importante sempre escolher um profissional habilitado para realizar esses procedimentos dentários e/ou bucomaxilofaciais, que tome os devidos cuidados para evitar esse tipo de complicação. Acredite, essa é a forma mais afetiva de evitar esse tipo de complicação.
O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar.
Aqui no nosso blog você irá encontrar muito mais informação e na nossa comunidade no Instagram você será sempre bem vindo. Até lá, um abraço.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.