Dor de garganta constante, dificuldade para deglutir, dor na região do ouvido e mandibular irradiada para o pescoço. Esses são sinais e sintomas de uma doença chamada Síndrome de Eagle. Mas afinal, o que é Síndrome de Eagle ? Por que acontece ? Há tratamento ?
Essas e outras são perguntas que iremos responder a seguir.
É uma doença causada pelo alongamento anormal e calcificação de estruturas ósseas e ligamentares situadas na base do crânio e ao longo do pescoço que consequentemente causam compressão das estruturas vizinhas podendo se manifestar com vários sinais e sintomas.
Os sinais e sintomas mais comuns são dor de garganta constante, dificuldade para deglutir, dor na região do ouvido e mandibular irradiada para o pescoço. Frequentemente os pacientes com Síndrome de Eagle queixam-se que esses sinais e sintomas pioram ao movimentar o pescoço ou se deitar do lado acometido.
É uma doença causada pelo alongamento anormal e calcificação de estruturas ósseas e ligamentares situadas na base do crânio e ao longo do pescoço, especificamente o processo estilóide e ligamento estilo-hióideo (Imagem 1).
O tratamento inicial da Síndrome de Eagle é medicamentoso com medicações como Pregabalina, Gabapentina e objetiva controlar a dor constante característica da doença. Diante da persistência dos sinais e sintomas da doença o tratamento cirúrgico poderá ser o mais adequado.
Sim, e o tratamento cirúrgico da Síndrome de Eagle inclusive pode ser a opção mais efetiva para o controle da doença. Na cirurgia acessamos diretamente o processo estilóide alongado bem como os ligamentos calcificados e os ressecamos através de uma pequena incisão na região cervical. Quando indicada e realizada de maneira criteriosa, a cirurgia pode ser curativa para Síndrome de Eagle.
Aqui no nosso blog você irá encontrar muito mais informação sobre esse e outros assuntos e na nossa comunidade no Instagram você será sempre bem vindo.
Até lá, um abraço.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.