Blog Layout

Cisto Aracnóide: O Que é, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Irlon Oliveira • 5 de março de 2025

Cisto Aracnóide: O Que é, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Imagens de Ressonância Magnética demonstrando cistos aracnóides em diferentes localidades do cérebro e medula.


Introdução



     “Fiz um exame de imagem e descobriram um Cisto Aracnóide. O que é isso?; É maligno?; Qual o tratamento?; Preciso de cirurgia?


     Neste artigo, vamos explicar o que é um cisto aracnóide, seus principais sintomas, diagnóstico e opções de tratamento.



O Que é um Cisto Aracnóide?



     Os cistos aracnóides são formações císticas benignas preenchidas por líquido cefalorraquidiano e que se desenvolvem entre as camadas das membranas (meninges) que recobrem o cérebro e medula, principalmente na Aracnóide, que é uma dessas membranas meníngeas. Podem estar localizados em diferentes compartimentos de todo o Sistema Nervoso Central. Embora frequentemente sejam assintomáticos, podem causar sintomas neurológicos dependendo do tamanho e localização.



Causas e Fatores de Risco do Cisto Aracnóide


     A maioria dos cistos aracnóides tem origem congênita, sendo causados por um desenvolvimento anormal das meninges. No entanto, alguns podem surgir após lesões traumáticas (Traumatismos Cranianos), Infecções (Meningites) ou cirurgias no Sistema Nervoso Central.



Sintomas do Cisto Aracnóide


     Na maior parte dos casos os cistos aracnóides não causam sintomas e são descobertos por acaso em exames de imagem. No entanto, quando aumentam de tamanho ou comprimem estruturas cerebrais, podem causar sinais e sintomas como:


  • Dores de cabeça frequentes
  • Tonturas e desequilíbrio
  • Convulsões
  • Déficits motores ou sensoriais
  • Alterações na visão e audição (dependendo da localização)
  • Atraso no desenvolvimento infantil (em crianças)



Diagnóstico do Cisto Aracnóide


     O diagnóstico é feito por exames de imagem, como:


  • Tomografia Computadorizada (TC)
  • Ressonância Magnética (RM)



Tratamento do Cisto Aracnóide


     Na maior parte dos casos, cistos aracnóides não demandam tratamento médico específico, seja por medicamentos ou intervenções cirúrgicas. O manejo médico é frequentemente feito com acompanhamento e exames de imagem regulares ao longo do tempo.


     No entanto, se houver sinais e sintomas provadamente causados pelo cisto e/ou grande aumento de suas dimensões ao longo do tempo, o tratamento cirúrgico deve ser considerado.


     As opções cirúrgicas incluem:


  • Drenagem Cirúrgica Aberta – abertura do cisto e retirada de suas camadas de cobertura.


  • Derivação Cisto-Peritoneal – implante de um cateter para desviar o líquido do cisto para a cavidade abdominal peritoneal.


  • Fenestração Endoscópica – utilizando um endoscópio, acessamos o cisto por uma pequena abertura no crânio para criar fenestrações na parede do cisto e/ou retirar suas camadas. 


     A escolha do tratamento depende de vários fatores que são avaliados pelo Neurocirurgião.



Cisto Aracnóide tem cura?


     Os cistos aracnóides não desaparecem espontaneamente, mas por causa de sua benignidade frequentemente não demandam tratamentos, mas acompanhamento regular com exames de imagem. Quando necessários, os tratamentos cirúrgicos são bem estabelecidos, seguros e com alta resolutividade.


Conclusão


     Os cistos aracnóides são frequentemente benignos, assintomáticos e descobertos de maneira incidental, não demandando tratamentos específicos, mas acompanhamento regular através de exames de imagem. Em uma pequena parte dos casos, esses cistos podem causar sinais e sintomas que demandam tratamento cirúrgico com opções seguras e com alta resolutividade.



     O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar. Lembrem-se disso, um abraço.


     Estamos nas redes. Junte-se a nós!


Consulta Online - Dr Irlon Oliveira Neurocirurgião

Compartilhar

CRM 34411 RQE 26492


Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.


Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.


Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.


Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia. 

CONHEÇA O MÉDICO
Anestesia Dolorosa?
Por Irlon Oliveira 15 de dezembro de 2024
O que é Anestesia Dolorosa? Quais são as causas, como é o diagnóstico, existe tratamento ? Vamos responder essas e outras perguntas aqui. Vamos lá!
Exame para o diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo.
Por Irlon Oliveira 3 de dezembro de 2024
Você que tem ou conhece alguém com Neuralgia do Trigêmeo já deve ter se feito ou ouvido essa pergunta, mas será que realmente existe um exame que define o diagnóstico dessa doença ? Iremos responder essas e outras perguntas nesse post. Vamos lá!
Dor Facial : diferenças entre Neuralgia, Neuropatia e Dor Facial Atípica.
Por Irlon Oliveira 26 de novembro de 2024
Quais são as principais diferenças entre essas condições ?
Neuralgia do Nervo Intermédio: Causas, Sintomas e Tratamentos
Por Irlon Oliveira 9 de outubro de 2024
A Neuralgia do Nervo Intermédio é uma condição neurológica rara que provoca dor intensa na região externa do ouvido que pode irradiar para a face. Essa condição pode ser debilitante e impactar significativamente a qualidade de vida. Vamos saber mais sobre isso aqui.
Dor facial atípica (DFA)
Por Irlon Oliveira 27 de agosto de 2024
Será que tenho isso ? A dor facial atípica (DFA) é uma condição crônica que, como o próprio nome sugere, não segue os padrões típicos de outras síndromes de dor facial, como a Neuralgia do Trigêmeo, disfunções da articulação temporomandibular e outras.
Dor crônica depois da extração do dente siso.
Por Irlon Oliveira 24 de agosto de 2024
“Eu fiquei assim depois de um procedimento dentário.” Ouvimos isso aqui frequentemente daqueles pacientes que passaram por um procedimento odontológico, como por exemplo extração do dente siso e que depois desse procedimento ficaram com uma dor intensa e crônica na região da mandíbula, da língua, gengiva e/ou dos dentes.
Crise de Neuralgia do Trigêmeo: Sinais, sintomas, o que fazer ?
Por Irlon Oliveira 19 de agosto de 2024
O que fazer nas crises de Neuralgia do Trigêmeo ? O tratamento da crises é o mesmo daquele usado continuamente ? Medicações analgésicas potentes como a Morfina funcionam ? Essas e outras perguntas iremos responder a seguir.
Síndrome de Eagle
Por Irlon Oliveira 5 de agosto de 2024
Dor de garganta constante, dificuldade para deglutir, dor na região do ouvido e mandibular irradiada para o pescoço. Esses são sinais e sintomas de uma doença chamada Síndrome de Eagle. Mas afinal, o que é Síndrome de Eagle ? Por que acontece ? Há tratamento ?
“Pessoa com dor forte, em choque, pontada ou latejamento ao redor do olho e na testa”.
Por Irlon Oliveira 29 de julho de 2024
“Dor forte, em choque, pontada ou latejamento ao redor do olho e na testa”. Já teve um episódio de dor como esse ou ouviu alguém se queixando exatamente disso ?
Crise de Neuralgia do Trigêmeo
Por Irlon Oliveira 8 de julho de 2024
O que fazer nas crises de Neuralgia do Trigêmeo ? Há uma forma de controlar as crises de Neuralgia do Trigêmeo que difere do manejo padrão da doença que inclui desde medicamentos via oral até procedimentos cirúrgicos.
Mais Posts
Share by: