“Fiz um exame de imagem e descobriram um Cisto Aracnóide”. O que é isso?; É maligno?; Qual o tratamento?; Preciso de cirurgia?
Neste artigo, vamos explicar o que é um cisto aracnóide, seus principais sintomas, diagnóstico e opções de tratamento.
Os cistos aracnóides são formações císticas benignas preenchidas por líquido cefalorraquidiano e que se desenvolvem entre as camadas das membranas (meninges) que recobrem o cérebro e medula, principalmente na Aracnóide, que é uma dessas membranas meníngeas. Podem estar localizados em diferentes compartimentos de todo o Sistema Nervoso Central. Embora frequentemente sejam assintomáticos, podem causar sintomas neurológicos dependendo do tamanho e localização.
A maioria dos cistos aracnóides tem origem congênita, sendo causados por um desenvolvimento anormal das meninges. No entanto, alguns podem surgir após lesões traumáticas (Traumatismos Cranianos), Infecções (Meningites) ou cirurgias no Sistema Nervoso Central.
Na maior parte dos casos os cistos aracnóides não causam sintomas e são descobertos por acaso em exames de imagem. No entanto, quando aumentam de tamanho ou comprimem estruturas cerebrais, podem causar sinais e sintomas como:
O diagnóstico é feito por exames de imagem, como:
Na maior parte dos casos, cistos aracnóides não demandam tratamento médico específico, seja por medicamentos ou intervenções cirúrgicas. O manejo médico é frequentemente feito com acompanhamento e exames de imagem regulares ao longo do tempo.
No entanto, se houver sinais e sintomas provadamente causados pelo cisto e/ou grande aumento de suas dimensões ao longo do tempo, o tratamento cirúrgico deve ser considerado.
As opções cirúrgicas incluem:
A escolha do tratamento depende de vários fatores que são avaliados pelo Neurocirurgião.
Os cistos aracnóides não desaparecem espontaneamente, mas por causa de sua benignidade frequentemente não demandam tratamentos, mas acompanhamento regular com exames de imagem. Quando necessários, os tratamentos cirúrgicos são bem estabelecidos, seguros e com alta resolutividade.
Os cistos aracnóides são frequentemente benignos, assintomáticos e descobertos de maneira incidental, não demandando tratamentos específicos, mas acompanhamento regular através de exames de imagem. Em uma pequena parte dos casos, esses cistos podem causar sinais e sintomas que demandam tratamento cirúrgico com opções seguras e com alta resolutividade.
O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar. Lembrem-se disso, um abraço.
Estamos nas redes. Junte-se a nós!
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.