Historicamente a Neuralgia do Trigêmeo é considerada como uma das piores sensações de dor que um ser humano pode sentir. Frequentemente caracterizada pelos pacientes como uma dor em choque na face, que surge subitamente, durando alguns minutos ou até dias, ou que pode ser desencadeada por alguns gatilhos como beber água, escovar os dentes, se barbear, beijar
E será que existe medicação para tratar Neuralgia do Trigêmeo ? Qual o melhor remédio para tratar Neuralgia do Trigêmeo ? Essas medicações são seguras e eficazes ? Essas e outras são perguntas que iremos responder.
Em grande parte das vezes há um compressão direta do Nervo Trigêmeo por um vaso sanguíneo. Em outros casos a neuralgia pode ser causada por lesão ou compressões diretas do nervo (Exemplo: após tratamentos dentários, tumores comprimindo o nervo) ou surgir associada a outras condições como esclerose múltipla
Existem diferentes modalidades de tratamento para Neuralgia do Trigêmeo, incluindo medicamentosas e cirúrgicas. O tratamento inicial é geralmente medicamentoso.
Medicações analgésicas convencionais, inclusive opióides têm pouco ou nenhum efeito no alívio da Neuralgia do Trigêmeo.
A escolha da modalidade de tratamento é individualizada e baseada em características como a idade do paciente, qualidade de vida atual, a existência de outras doenças associadas e histórico de outros tratamentos para Neuralgia do Trigêmeo.
O tratamento inicial da Neuralgia do Trigêmeo é geralmente medicamentoso e utiliza primariamente medicações como a Carbamazepina ou Oxicarbamazepina que demonstraram ter os melhores resultados quando comparadas a outras medicações como Gabapentina, Pregabalina, Lamotrigina, Baclofeno e Fenitoína.
A Carbamazepina é classificada como a medicação de primeira escolha para o tratamento de Neuralgia do Trigêmeo pois apresentou maior eficácia no controle da doença nos estudos científicos que compararam diferentes medicamentos utilizados nesse tratamento.
A dose utilizada no tratamento geralmente é ajustada gradualmente com objetivo de adequar a medicação à tolerância do paciente, avaliar o controle da doença e diminuir efeitos colaterais e reações adversas que incluem: sonolência, tontura, náuseas, reações cutâneas que podem se tornar impeditivas à continuidade da medicação, demandando a substituição da Carbamazepina.
Importante ressaltar que a Carbamazepina é um medicação psicotrópica/anti-convulsivante e deve ser prescrita e controlada por médico habilitado.
A Oxicarbamazepina geralmente é utilizada como substituta naqueles casos em que o paciente não se adapta ao uso da Carbamazepina em função de efeitos colaterais ou reações adversas.
Evidências científicas demonstram que a Oxicarbamazepina possui eficácia semelhante à Carbamazepina no controle da Neuralgia Trigeminal.
Medicações como Gabapentina, Pregabalina, Lamotrigina, Lacosamida, Baclofeno e Fenitoína geralmente são opções de segunda escolha no tratamento da Neuralgia do Trigêmeo, utilizadas em associação, quando há falha ou refratariedade no tratamento com Carbamazepina.
Os estudos científicos sobre o tratamento da Neuralgia do Trigêmeo geralmente não recomendam a utilização dessas medicações como tratamento único e/ou de primeira escolha e frequentemente a refratariedade da doença diante da primeira opção medicamentosa que é a Carbamazepina é forte indicativo de que outras opções medicamentosas também não deverão ser efetivas.
Pesquisas científicas demonstram que Carbamazepina é eficaz no controle da Neuralgia Trigeminal em mais de 70% dos casos.
Essas mesmas pesquisas também indicam uma tendencia natural de intolerância a medicação (principalmente induzida pelas altas doses medicamentosas) e refratariedade da doença ao tratamento medicamentoso ao longo do tempo.
Dessa forma, o monitoramento do paciente com NT ao longo do tempo é essencial para a avaliação da efetividade do tratamento e quando necessário, mudança para outra modalidade terapêutica.
Neuralgia do Trigêmeo (NT) é uma doença incomum e por isso os pacientes costumam percorrer um longo e árduo caminho até o diagnóstico correto e tratamento efetivo. Há muita desinformação sobre NT o que acaba por causar ainda mais sofrimento para os pacientes e para a família das pessoas com NT.
O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar. Lembrem-se disso.
Leia mais sobre esse assunto em: Qual o melhor tratamento para Neuralgia do Trigêmeo ?
Estamos nas redes, lá você encontrará muita informação e uma grande comunidade de pessoas falando sobre esse assunto.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.