Blog Layout

Herpes-Zóster e Neuralgia do Trigêmeo.

Irlon Oliveira • 7 de maio de 2024

 Herpes-Zóster e Neuralgia do Trigêmeo

 “Doutor, essa é a pior dor que eu já senti na minha vida, daquelas que fazem um adulto chorar e se desesperar”.


  Essa é a descrição de uma condição chamada Neuralgia Pós-Herpética e se você acompanha nossos posts aqui no site ou nas redes sociais deve ter percebido a semelhança com a descrição de outra condição chamada Neuralgia do Trigêmeo.


E por que isso acontece ? Há alguma relação entre essas duas doenças ? O que é Neuralgia Pós-Herpética ? Vamos responder essas e outras perguntas importantes a seguir. 



 O que é Neuralgia Pós-Herpética ?

 

A Neuralgia (ou Nevralgia) Pós-Herpética é uma condição que evolui com dor subaguda ou crônica (geralmente mais de 4 semanas) originada de um nervo específico ou grupamento de nervos no nosso corpo (cabeça, face, tronco,membros) e que é resultado da lesão desses nervos por uma infecção chamada Herpes-Zóster. 



 O que é Herpes-Zóster ?


Herpes-Zóster é uma infecção resultante da reativação de um vírus chamado Varicela-Zóster. Sim, é aquele mesmo vírus causador da catapora que pode ficar adormecido no nosso corpo por muito tempo e ser reativado principalmente em ocasiões em que há comprometimento do nosso sistema imunológico, fato que faz dos idosos o grupo mais frequentemente acometido por essa doença.


Outros fatores como doenças auto-imunes (Esclerose Múltipla, LUPUS), infecção pelo vírus HIV, alguns tratamentos medicamentosos e estresse também podem comprometer o sistema imunológico e predispor ao surgimento do Herpes-Zóster.



 Quais são os sinais e sintomas do Herpes-Zóster ?

 

A infecção por Herpes-Zóster evoluiu caracteristicamente com dor intensa localizada, prurido (coceira), mal estar geral e posteriormente lesões cutâneas avermelhadas localizadas ao longo do trajeto de nervos ou grupamento de nervos no nosso corpo, sendo assim podem surgir na cabeça, face, tronco e membros. 


Essas lesões cutâneas geralmente se formam entre 3 a 5 dias da evolução da doença posteriormente se transformando em crostas que se cicatrizam ao longo da processo de cura da doença que gira em torno de 4 semanas. 



 Qual a relação entre Herpes-Zóster e Neuralgia do Trigêmeo ? 


Um dos grupamentos de nervos mais frequentemente acometidos na Herpes-Zóster é justamente o do Nervo Trigêmeo que é responsável por grande parte da inervação sensitiva da face e que como resultado da infecção pode ter suas fibras lesadas tendo como consequência um quadro de dor intensa e crônica na face, principalmente ao longo do território de inervação do Nervo Trigêmeo.

 

Atualmente, a Neuralgia Trigeminal Pós-Herpética é classificada como um dos subtipos de Neuralgia Trigeminal pela Classificação Internacional das Cefaléias (ICHD) organizada pelo Comitê Internacional para Classificação de Cefaléias (IHS).


Estima-se que menos menos de 10% dos pacientes com Herpes-Zóster evoluem com Neuralgia Trigeminal Pós-Herpética e fatores como a condição de saúde prévia do paciente, tratamento inadequado da infecção por Herpes-Zóster e reinfecções estejam ligados à uma maior predisposição para o desenvolvimento da Neuralgia Trigeminal Pós-Herpética.



 Neuralgia Trigeminal Pós-Herpética tem tratamento ?


Existem diferentes modalidades de tratamento para Neuralgia Trigeminal Pós-Herpética, incluindo medicamentosas e cirúrgicas. O tratamento inicial é geralmente medicamentoso e utiliza medicações como a Gabapetina, Pregabalina e/ou Carbamazepina. 


A escolha da modalidade de tratamento é individualizada e baseada em características como a idade do paciente, qualidade de vida atual do paciente , a existência de outras doenças associadas e histórico de outros tratamentos para Neuralgia Trigeminal Pós-Herpética. 


Modalidades de tratamento cirúrgicas como Rizotomias Trigeminais Percutâneas possuem resultados efetivos no controle da Neuralgia Trigeminal Pós-Herpética e geralmente são adequadas nos casos de refratariedade ao tratamento medicamentoso. 


Neuralgia Trigeminal Pós-Herpética é uma doença incomum e por isso os pacientes costumam percorrer um longo e árduo caminho até o diagnóstico correto e tratamento efetivo. O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar. Lembrem-se disso.


 


Consulta Online - Dr Irlon Oliveira Neurocirurgião

Compartilhar

CRM 34411 RQE 26492


Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.


Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.


Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.


Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia. 

CONHEÇA O MÉDICO
Anestesia Dolorosa?
Por Irlon Oliveira 15 de dezembro de 2024
O que é Anestesia Dolorosa? Quais são as causas, como é o diagnóstico, existe tratamento ? Vamos responder essas e outras perguntas aqui. Vamos lá!
Exame para o diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo.
Por Irlon Oliveira 3 de dezembro de 2024
Você que tem ou conhece alguém com Neuralgia do Trigêmeo já deve ter se feito ou ouvido essa pergunta, mas será que realmente existe um exame que define o diagnóstico dessa doença ? Iremos responder essas e outras perguntas nesse post. Vamos lá!
Dor Facial : diferenças entre Neuralgia, Neuropatia e Dor Facial Atípica.
Por Irlon Oliveira 26 de novembro de 2024
Quais são as principais diferenças entre essas condições ?
Neuralgia do Nervo Intermédio: Causas, Sintomas e Tratamentos
Por Irlon Oliveira 9 de outubro de 2024
A Neuralgia do Nervo Intermédio é uma condição neurológica rara que provoca dor intensa na região externa do ouvido que pode irradiar para a face. Essa condição pode ser debilitante e impactar significativamente a qualidade de vida. Vamos saber mais sobre isso aqui.
Dor facial atípica (DFA)
Por Irlon Oliveira 27 de agosto de 2024
Será que tenho isso ? A dor facial atípica (DFA) é uma condição crônica que, como o próprio nome sugere, não segue os padrões típicos de outras síndromes de dor facial, como a Neuralgia do Trigêmeo, disfunções da articulação temporomandibular e outras.
Dor crônica depois da extração do dente siso.
Por Irlon Oliveira 24 de agosto de 2024
“Eu fiquei assim depois de um procedimento dentário.” Ouvimos isso aqui frequentemente daqueles pacientes que passaram por um procedimento odontológico, como por exemplo extração do dente siso e que depois desse procedimento ficaram com uma dor intensa e crônica na região da mandíbula, da língua, gengiva e/ou dos dentes.
Crise de Neuralgia do Trigêmeo: Sinais, sintomas, o que fazer ?
Por Irlon Oliveira 19 de agosto de 2024
O que fazer nas crises de Neuralgia do Trigêmeo ? O tratamento da crises é o mesmo daquele usado continuamente ? Medicações analgésicas potentes como a Morfina funcionam ? Essas e outras perguntas iremos responder a seguir.
Síndrome de Eagle
Por Irlon Oliveira 5 de agosto de 2024
Dor de garganta constante, dificuldade para deglutir, dor na região do ouvido e mandibular irradiada para o pescoço. Esses são sinais e sintomas de uma doença chamada Síndrome de Eagle. Mas afinal, o que é Síndrome de Eagle ? Por que acontece ? Há tratamento ?
“Pessoa com dor forte, em choque, pontada ou latejamento ao redor do olho e na testa”.
Por Irlon Oliveira 29 de julho de 2024
“Dor forte, em choque, pontada ou latejamento ao redor do olho e na testa”. Já teve um episódio de dor como esse ou ouviu alguém se queixando exatamente disso ?
Crise de Neuralgia do Trigêmeo
Por Irlon Oliveira 8 de julho de 2024
O que fazer nas crises de Neuralgia do Trigêmeo ? Há uma forma de controlar as crises de Neuralgia do Trigêmeo que difere do manejo padrão da doença que inclui desde medicamentos via oral até procedimentos cirúrgicos.
Mais Posts
Share by: