“Dr, essa é a pior dor que eu já senti na minha vida, daquelas que fazem um adulto chorar e se desesperar”.
Neuralgia do Trigêmeo (NT) é uma condição que se manifesta através de dor intensa na face, originada de um nervo específico, nesse caso, o chamado Nervo Trigêmeo que é responsável por grande parte da inervação sensitiva da face.
Realmente a dor é muita intensa, lancinante, frequentemente caracterizada pelos pacientes como uma dor em choque, que surge subitamente em crises, durando alguns segundos, minutos ou até dias e que pode ser desencadeada por alguns gatilhos como beber água, escovar os dentes, se barbear, beijar.
As causas da Neuralgia do Trigêmeo geralmente giram em torno da compressão direta do Nervo Trigêmeo por alguma outra estrutura, como por exemplo vasos sanguíneos situados bem próximos ao nervo.
Em outros casos a neuralgia pode ser causada por lesão ou compressões diretas do nervo (Exemplo: após tratamentos dentários, tumores comprimindo o nervo) ou surgir associada a outras condições como esclerose múltipla ou outras doenças auto-imunes.
Caracteristicamente a dor da Neuralgia do Trigêmeo pode ser desencadeada por alguns fatores externos que muitas vezes fazem parte de nossa rotina e que em condições normais não seriam suficientes para desencadear dor mas que em função das alterações causadas pela doença se tornam verdadeiros gatilhos disparadores daquela crise de dor facial em choque e intensa característica da Neuralgia Trigeminal.
Entre os gatilhos mais frequentemente envolvidos nas crises de Neuralgia Trigeminal estão :
Importantes ressaltar que esses “gatilhos” costumam ser os mais frequentemente relatados pelos pacientes no desencadeamento de crises, entretanto há outros fatores menos comuns, considerados atípicos, mas que também podem desencadear crises em pacientes com Neuralgia do Trigêmeo, como por exemplo :
O controle dos gatilhos da Neuralgia do Trigêmeo está diretamente ligado ao controle da doença através do tratamento que inclui modalidades medicamentosas e cirúrgicas. Pacientes sem tratamento ou com tratamentos inadequados tornam-se muito mais susceptíveis a esses gatilhos e consequentemente às crises de dor.
Neuralgia do Trigêmeo é uma doença incomum e por isso os pacientes costumar percorrer um longo e árduo caminho até o diagnóstico correto e tratamento efetivo. Há muita desinformação sobre NT o que acaba por causar ainda mais sofrimento para os pacientes e para a família das pessoas com NT. O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar.
Aqui no nosso blog você irá encontrar muito mais informação sobre Neuralgia do Trigêmeo e na nossa comunidade no Instagram você será sempre bem vindo. Até lá, um abraço.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.