Historicamente conhecida como uma das piores sensações de dor que um ser humano pode sentir a Neuralgia Trigeminal (NT) é uma condição que se manifesta através de crises de dor muito forte em um dos lados da face em choque, pontada, queimação e que pode ser desencadeada por gatilhos como escovar os dentes, lavar o rosto, pentear os cabelos ou beber água.
Se você já nos acompanha, sabe que Neuralgia do Trigêmeo é uma doença incomum, com uma prevalência de cerca de 4 a 12 casos a cada 100.000 habitantes por ano.
Além de incomum, Neuralgia Trigeminal é subdiagnosticada, ou seja, muitas vezes a pessoa possui a doença mas recebeu outro diagnóstico e por isso os pacientes costumam percorrer um longo e árduo caminho até o diagnóstico correto e tratamento efetivo.
O diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo é baseado predominantemente nas manifestações clínicas do paciente e possui critérios definidos:
Há muita desinformação sobre Neuralgia do Trigêmeo o que acaba por causar ainda mais sofrimento para os pacientes e para a família das pessoas com NT. O diagnóstico precoce e correto é muito importante para um tratamento efetivo.
O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar. Lembrem-se disso, um abraço.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.