A toxina botulínica têm sido utilizada para o tratamento de múltiplas condições, incluindo Neuralgia do Trigêmeo. Mas será que o tratamento com Botox é realmente eficaz ? É seguro ? Essas e outras são perguntas que iremos responder.
Doença que se manifesta através de dor intensa na face, originada de um nervo específico, nesse caso, o chamado Nervo Trigêmeo que é responsável por grande parte da inervação sensitiva da face.
Historicamente a Neuralgia do Trigêmeo é considerada como uma das piores sensações de dor que um ser humano pode sentir. Frequentemente caracterizada pelos pacientes como uma dor em choque na face, que surge subitamente, durando alguns minutos ou até dias, ou que pode ser desencadeada por alguns gatilhos como beber água, escovar os dentes, se barbear, beijar.
Em grande parte das vezes há um compressão direta do Nervo Trigêmeo por um vaso sanguíneo. Em outros casos a neuralgia pode ser causada por lesão ou compressões diretas do nervo (Exemplo: após tratamentos dentários, tumores comprimindo o nervo) ou surgir associada a outras condições como esclerose múltipla
Existem diferentes modalidades de tratamento para Neuralgia do Trigêmeo, incluindo medicamentosas e cirúrgicas. O tratamento inicial é geralmente medicamentoso e utiliza medicações como a Carbamazepina ou Oxicarbamazepina. Medicações analgésicas convencionais têm pouco ou nenhum efeito no alívio da Neuralgia do Trigêmeo.
A escolha da modalidade de tratamento é individualizada e baseada em características como a idade do paciente, qualidade de vida atual do paciente , a existência de outras doenças associadas e histórico de outros tratamentos para Neuralgia do Trigêmeo.
A toxina botulínica tem sido utilizada para o tratamento de múltiplas condições. Como em todo e qualquer tratamento médico, há que se avaliar e validar o uso da terapia proposta através de estudo científicos.
As revisões de estudos com o uso do Botox para tratamento de Neuralgia do Trigêmeo ainda demonstram evidências fracas de eficácia e com um baixo nível de recomendação para o uso da toxina botulínica no tratamento Neuralgia Trigeminal.
Importante ressaltar que esses mesmos estudos também indicam uma necessidade de pesquisas com populações maiores, bem com mais homogeneidade e maior tempo de acompanhamento dos pacientes para uma avaliação mais adequada da eficiência do Botox no tratamento da Neuralgia do Trigêmeo.
Neuralgia do Trigêmeo (NT) é uma doença incomum e por isso os pacientes costumam percorrer um longo e árduo caminho até o diagnóstico correto e tratamento efetivo. Há muita desinformação sobre NT o que acaba por causar ainda mais sofrimento para os pacientes e para a família das pessoas com NT.
O objetivo aqui é justamente reunir as pessoas, conscientiza-las sobre essa condição com informações confiáveis e sobre o que podemos fazer para REALMENTE ajudar. Lembrem-se disso.
Leia mais sobre esse assunto em: Qual o melhor tratamento para Neuralgia do Trigêmeo ?
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.