Dor na face é uma queixa frequente entre as pessoas, podendo ter diversas causas, com complexidades diferentes e com tratamentos distintos.
A seguir, você encontra muitas informações sobre os principais causadores de dor facial, bem como respostas para as perguntas mais frequentes sobre diagnóstico e tratamento de dor na face.
Dor na face pode ter diversas causas, como sinusite, problemas dentários, disfunções na articulação temporomandibular (ATM) e
Neuralgia do Trigêmeo.
Logicamente as manifestações clínicas variam conforme o causador, fato que auxilia o especialista no diagnóstico específico da dor facial.
Infecções ou inflamações dos seios da face, mais conhecidas como sinusites são um dos grandes causadores de dor facial crônica ou aguda.
Outro grande causador de dor facial. Todo e qualquer paciente com dor na face deve passar por avaliação odontológica completa que pode descartar ou confirmar problemas como infecções e deslocamentos dentários.
Aquele conhecido apertamento da mordida enquanto dormimos ou mesmo nos período diurno, enquanto estamos despertos, é um causador frequente de dores na face, principalmente na região da mandíbula.
As disfunções temporomandibulares (DTM) referem-se a problemas que afetam as articulações temporomandibulares, que ligam a mandíbula ao crânio e que podem causar dores de cabeça constantes, dificuldades ao mastigar, crepitações e luxações constantes dessa articulação Fatores genéticos, estresse, bruxismo e outros podem contribuir para a DTM.
A Arterite Temporal é uma doença inflamatória crônica que pode afetar vasos sanguíneos arteriais, principalmente artérias da cabeça, como a Artéria Temporal.
Entre as manifestações da doença estão dor de cabeça unilateral latejante que pode irradiar para todo o rosto. Essa doença é mais frequente em mulheres, principalmente a partir dos 70 anos.
Causa frequente de dor facial e que pode surgir após lesões de ramos do Nervo Trigêmeo, principalmente após tratamentos dentários (extrações ou implantes dentários).
Condição que se manifesta através de crises de dor muito forte em um dos lados da face, em choque, pontada, queimação e que pode ser desencadeada por gatilhos como escovar os dentes, pentear os cabelos, beber água.
Historicamente conhecida como uma das piores sensações de dor que um ser humano pode sentir.
Em grande parte das vezes há uma compressão direta do Nervo Trigêmeo por um vaso sanguíneo.
Em outros casos a neuralgia pode ser causada por lesão ou compressões diretas do nervo (Exemplo: após tratamentos dentários, tumores comprimindo o nervo) ou surgir associada a outras condições como esclerose múltipla.
O diagnóstico de Neuralgia Trigeminal é baseado nos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, podendo também haver alterações identificáveis através de exames de imagem como a Ressonância Magnética. Importante ressaltar que a ausência de alterações nos exames de imagem não exclui o diagnóstico.
Entre os principais sinais e sintomas de Neuralgia do Trigêmeo estão: dor intensa, tipo choque em um dos lados da face, dor desencadeada por gatilhos como beber água, fazer a barba, pentear os cabelos, escovar os dentes; períodos de remissão e recorrência de dor.
Diante da suspeita de Neuralgia do Trigêmeo é primordial a avaliação de um
neurocirurgião especialista.
O Nervo Trigêmeo é o quinto, entre os doze pares de nervos cranianos no corpo humano.
Responsável pela inervação sensitiva da face e possui três ramificações principais:
Nervo Trigêmeo e suas ramificações.
Após o diagnóstico correto, há diferentes modalidades de tratamento para Neuralgia do Trigêmeo, incluindo medicamentosas e cirúrgicas.
O tratamento inicial é geralmente medicamentoso e utiliza medicações como a Carbamazepina ou Oxcarbazepina.
Medicações analgésicas convencionais têm pouco ou nenhum efeito no alívio da Neuralgia do Trigêmeo.
A escolha da modalidade de tratamento é individualizada e baseada em características como a idade do paciente, qualidade de vida atual do paciente , a existência de outras doenças associadas e histórico de outros tratamentos para Neuralgia do Trigêmeo.
Conviver com dor tira a qualidade de vida de qualquer pessoa e dependendo do diagnóstico pode ter consequências muito graves.
Lembre-se, nossa saúde é nosso tesouro mais precioso, cuide-se, converse com o seu médico especialista. Estamos aqui por você e para você. Agende sua consulta aqui.
Veja nesse vídeo a explicação da dor na face por causa da Neuralgia do Trigêmeo.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.