Quem já não ouviu sobre aquelas pessoas com problemas de coluna que precisam usar analgésicos diariamente por causa de dores crônicas? Todo dia??
Por mais que isso pareça absurdo, infelizmente é muito comum. Muitas vezes ao receber pacientes assim no consultório ainda me pergunto: Como chegou a esse ponto? Analgésicos todos os dias ??
A maior parte desses pacientes já encara a dor diária e os analgésicos como parte de sua rotina e logicamente a qualidade de vida dessas pessoas já está muito prejudicada nesse ponto. O óbvio precisa ser dito: dor todos os dias não é normal e analgésicos não são a solução.
Na grande maioria dos casos, isso acontece com aqueles pacientes que já passaram por intervenções cirúrgicas na coluna vertebral (hérnias de disco, artrodeses, laminectomias) ou que sofreram lesões da coluna vertebral ou de nervos periféricos (acidentais, neoplasias).
Mesmo depois de muito tempo de vários tratamentos medicamentosos e fisioterapia esses pacientes continuam com dor.
Nesses casos, a eletroestimulação medular pode ser uma solução. E o que é eletroestimulação medular?
Basicamente esse termo descreve o conjunto de técnicas através das quais utilizamos estimulação elétrica direta da medula espinhal para modular a condução da sensação de dor em determinado segmento do corpo.
A técnica mais comumente utilizada consiste no implante de um eletrodo estimulador no espaço epidural (sobre a membrana que recobre a medula espinhal) por um pequeno acesso cirúrgico através da coluna vertebral.
Esse eletrodo será ligado a um gerador elétrico que ficará alojado no espaço subcutâneo (embaixo da pele) no nível do quadril e que tem durabilidade de cerca de 15 anos.
Depois de ajustar o gerador, irão ser gerados estímulos elétricos contínuos conduzidos até a medula espinhal para modular a condução de dor naquele segmento que o paciente se queixa.
Todo o sistema implantado e o procedimento são projetados para não impedir o paciente de executar suas tarefas diárias (trabalhar, se exercitar ).
Esse é um procedimento que pode representar um grande alívio para aqueles pacientes com casos semelhantes aos que falamos aqui hoje. Logicamente, a eficácia depende de uma avaliação cuidadosa de cada paciente e estamos aqui justamente para isso.
Lembre-se informação e orientação adequadas fazem toda a diferença.
Se você tem um problema assim, com dores diárias, que te prejudicam e tiram sua qualidade de vida, nos procure. Nós vamos te ajudar. Boa semana, até a próxima.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.