Blog Layout

Dor crônica e Eletrodo Medular

Irlon Oliveira • 10 de junho de 2023
Eletrodo Medular para dores crônicas de coluna.

Dor Crônica


     Quem já não ouviu sobre aquelas pessoas com problemas de coluna que precisam usar analgésicos diariamente por causa de dores crônicas? Todo dia??


Por mais que isso pareça absurdo, infelizmente é muito comum. Muitas vezes ao receber pacientes assim no consultório ainda me pergunto: Como chegou a esse ponto? Analgésicos todos os dias ??


Dores crônicas e o uso de remédios


      A maior parte desses pacientes já encara a dor diária e os analgésicos como parte de sua rotina e logicamente a qualidade de vida dessas pessoas já está muito prejudicada nesse ponto. O óbvio precisa ser dito: dor todos os dias não é normal e analgésicos não são a solução


Na grande maioria dos casos, isso acontece com aqueles pacientes que já passaram por intervenções cirúrgicas na coluna vertebral (hérnias de disco, artrodeses, laminectomias) ou que sofreram lesões da coluna vertebral ou de nervos periféricos (acidentais, neoplasias).


Mesmo depois de muito tempo de vários tratamentos medicamentosos e fisioterapia esses pacientes continuam com dor.


Tratamentos para Dor Crônica: Eletrodo Medular


     Nesses casos, a eletroestimulação medular pode ser uma solução. E o que é eletroestimulação medular?


Basicamente esse termo descreve o conjunto de técnicas através das quais utilizamos estimulação elétrica direta da medula espinhal para modular a condução da sensação de dor em determinado segmento do corpo.


A técnica mais comumente utilizada consiste no implante de um eletrodo estimulador no espaço epidural (sobre a membrana que recobre a medula espinhal) por um pequeno acesso cirúrgico através da coluna vertebral.


Esse eletrodo será ligado a um gerador elétrico que ficará alojado no espaço subcutâneo (embaixo da pele) no nível do quadril e que tem durabilidade de cerca de 15 anos.


Depois de ajustar o gerador, irão ser gerados estímulos elétricos contínuos conduzidos até a medula espinhal para modular a condução de dor naquele segmento que o paciente se queixa.


     Todo o sistema implantado e o procedimento são projetados para não impedir o paciente de executar suas tarefas diárias (trabalhar, se exercitar ).


Esse é um procedimento que pode representar um grande alívio para aqueles pacientes com casos semelhantes aos que falamos aqui hoje. Logicamente, a eficácia depende de uma avaliação cuidadosa de cada paciente e estamos aqui justamente para isso.


Lembre-se informação e orientação adequadas fazem toda a diferença.


     Se você tem um problema assim, com dores diárias, que te prejudicam e tiram sua qualidade de vida, nos procure. Nós vamos te ajudar. Boa semana, até a próxima.



Consulta Online - Dr Irlon Oliveira Neurocirurgião

Compartilhar

CRM 34411 RQE 26492


Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.


Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.


Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.


Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia. 

CONHEÇA O MÉDICO
Anestesia Dolorosa?
Por Irlon Oliveira 15 de dezembro de 2024
O que é Anestesia Dolorosa? Quais são as causas, como é o diagnóstico, existe tratamento ? Vamos responder essas e outras perguntas aqui. Vamos lá!
Exame para o diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo.
Por Irlon Oliveira 3 de dezembro de 2024
Você que tem ou conhece alguém com Neuralgia do Trigêmeo já deve ter se feito ou ouvido essa pergunta, mas será que realmente existe um exame que define o diagnóstico dessa doença ? Iremos responder essas e outras perguntas nesse post. Vamos lá!
Dor Facial : diferenças entre Neuralgia, Neuropatia e Dor Facial Atípica.
Por Irlon Oliveira 26 de novembro de 2024
Quais são as principais diferenças entre essas condições ?
Neuralgia do Nervo Intermédio: Causas, Sintomas e Tratamentos
Por Irlon Oliveira 9 de outubro de 2024
A Neuralgia do Nervo Intermédio é uma condição neurológica rara que provoca dor intensa na região externa do ouvido que pode irradiar para a face. Essa condição pode ser debilitante e impactar significativamente a qualidade de vida. Vamos saber mais sobre isso aqui.
Dor facial atípica (DFA)
Por Irlon Oliveira 27 de agosto de 2024
Será que tenho isso ? A dor facial atípica (DFA) é uma condição crônica que, como o próprio nome sugere, não segue os padrões típicos de outras síndromes de dor facial, como a Neuralgia do Trigêmeo, disfunções da articulação temporomandibular e outras.
Dor crônica depois da extração do dente siso.
Por Irlon Oliveira 24 de agosto de 2024
“Eu fiquei assim depois de um procedimento dentário.” Ouvimos isso aqui frequentemente daqueles pacientes que passaram por um procedimento odontológico, como por exemplo extração do dente siso e que depois desse procedimento ficaram com uma dor intensa e crônica na região da mandíbula, da língua, gengiva e/ou dos dentes.
Crise de Neuralgia do Trigêmeo: Sinais, sintomas, o que fazer ?
Por Irlon Oliveira 19 de agosto de 2024
O que fazer nas crises de Neuralgia do Trigêmeo ? O tratamento da crises é o mesmo daquele usado continuamente ? Medicações analgésicas potentes como a Morfina funcionam ? Essas e outras perguntas iremos responder a seguir.
Síndrome de Eagle
Por Irlon Oliveira 5 de agosto de 2024
Dor de garganta constante, dificuldade para deglutir, dor na região do ouvido e mandibular irradiada para o pescoço. Esses são sinais e sintomas de uma doença chamada Síndrome de Eagle. Mas afinal, o que é Síndrome de Eagle ? Por que acontece ? Há tratamento ?
“Pessoa com dor forte, em choque, pontada ou latejamento ao redor do olho e na testa”.
Por Irlon Oliveira 29 de julho de 2024
“Dor forte, em choque, pontada ou latejamento ao redor do olho e na testa”. Já teve um episódio de dor como esse ou ouviu alguém se queixando exatamente disso ?
Crise de Neuralgia do Trigêmeo
Por Irlon Oliveira 8 de julho de 2024
O que fazer nas crises de Neuralgia do Trigêmeo ? Há uma forma de controlar as crises de Neuralgia do Trigêmeo que difere do manejo padrão da doença que inclui desde medicamentos via oral até procedimentos cirúrgicos.
Mais Posts
Share by: