Você sabia que o termo “dores nas costas” é um dos termos mais procurados no Google diariamente e o maior motivo de consultas médicas no consultório de um Neurocirurgião?
Os problemas de saúde relacionados a coluna vertebral são muito frequentes atualmente e podem prejudicar muito a vida diária da pessoas causando debilidade funcional, afastamentos do trabalho e até nos impedindo de compartilhar momentos legais com nossa família.
Logicamente, são vários fatores que levam ao desenvolvimento de problemas de coluna, mas acredite, atualmente, o principal deles é o sedentarismo. Sim, a falta de alongamentos e exercícios regulares irá cobrar um preço em algum momento de nossas vidas.
Costumo dizer que quando pensamos em cuidar da saúde, geralmente o simples é o mais efetivo e sofisticado, então por isso, comece. Crie uma rotina de alongamentos e exercícios regulares na sua vida, isso realmente fará toda a diferença.
No começo será difícil (como tudo na vida) mas depois você vai sentir que essa rotina já faz parte de você.
As doenças da coluna vertebral são variadas podendo incluir condições como hérnias de disco, listese vertebral (Escorregamento de uma vertebra sobre a outra), estenose de canal medular, estenose foraminal, compressões radiculares como a mais conhecida compressão do Nervo Ciático.
Na maior parte das vezes aquelas dores nas costas são de origem muscular e com evolução auto-limitada.
Mas lembre-se: a dor é um sábio aviso da natureza que há algo de errado acontecendo.
Por isso mesmo, nessa hora é essencial que você busque um especialista para te orientar, investigar o problema e planejar o tratamento adequado.
Avaliação e diagnóstico correto são essenciais para o tratamento adequado. Após uma avaliação cuidadosa do quadro clínico e dos exames de imagem podemos planejar e escolher o tratamento mais adequado com o objetivo de devolver a qualidade de vida dos pacientes que frequentemente sofrem de dores crônicas e limitantes.
Atualmente, as opções terapêuticas são variadas e dependem do tipo de problema de cada paciente.
Podem incluir técnicas minimante invasivas endoscópicas, descompressões e infiltrações da coluna com medicações para bloqueio da dor.
Esqueça aquela ideia antiga de longas cirurgias com longos tempos de recuperação e muita limitação funcional pós operatória.
Caso você necessite de um intervenção cirúrgica iremos planejar isso juntos com o objetivo primordial de devolver sua qualidade de vida.
Se você tem um problema como esse, com dores frequentes que te prejudicam, tiram sua qualidade de vida, agende uma consulta, nós vamos te ajudar. Se cuide, até a próxima.
Vai te ajudar, leia também: Dor crônica e Eletrodo Medular.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.