Gliomas são tumores cerebrais que representam 25,1% dos tumores primários do sistema nervoso central e se apresentam com subtipos diferentes como Astrocitomas, Oligodendrogliomas, Gliobastoma Multiforme (GBM) e que podem acometer desde a faixa etária pediátrica até idosos.
O GBM é a variante mais comum e mais maligna respondendo por 80,1% dos casos.
Os sinais e sintomas da doença podem variar conforme o subtipo, idade do paciente, localização e incluem: dores de cabeça, crises epiléticas, déficits motores e outros.
São classificados conforme suas características celulares e moleculares com exames laboratoriais como análise anatomopatológica, imunohistoquímica e/ou sequenciamento genético.
Na maior parte dos casos os gliomas são decorrentes de mutações genéticas que podem estar a associadas a fatores de risco como o tabagismo.
O diagnóstico geralmente é feito após a manifestação de sinais e sintomas . A Ressonância Magnética é o método mais utilizado no diagnóstico.
O tratamento dos gliomas deve ser individualizado e avaliado por equipe multidisciplinar.
Geralmente inclui cirurgia, que dependendo do caso, pode ser combinada com quimioterapia e radioterapia, que por sua vez também podem ser utilizadas isoladamente.
Esse é um assunto complexo não é?. Mas lembre-se se, informe-se, pergunte. Informação e orientação adequada sempre vão te guiar e te ajudar nessas horas.
Estamos nas redes sociais, nos acompanhe e fique atualizado com muitas informações confiáveis. Agende uma consulta e vamos te ajudar.
Veja também outros tipos de tumores que oferecemos tratamentos:
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.