Se você ainda não passou por isso, acredite, vai chegar a hora. Então, esteja preparado. Talvez a lição mais importante é: Mães, pais e responsáveis, (principalmente aqueles de primeira viagem), não vai ser a primeira, nem a última vez. Isso acontece. Então, antes de qualquer conhecimento específico, é preciso ter calma e bom senso nessas horas
Não. Você não vai precisar levar o seu filho ao médico, tão pouco ele vai precisar de uma tomografia toda vez que ele bater a cabeça durante a vida. Exames de imagem não são para tudo e nem para todos. Existem critérios objetivos e bem estabelecidos para definir a gravidade do trauma craniano e também das medidas e cuidados a serem tomados. A grande maioria deste traumas cranianos são leves, demandando vigilância da criança ao longo do dia. O seu filho está mamando, chorando ou rindo, corado, ativo e interagindo após o incidente ? Se sim, isso é um bom sinal e nesses casos a orientação será observação e vigilância da criança ao longo do dia.
Casos em que após o incidente, a criança desmaiou, perdeu a consciência, ou nota-se que ficou confusa, apresentou vômitos, queixa-se de tontura e dor de cabeça persistentes ou apresenta ferimentos na cabeça sempre devem ser avaliados por um médico. Em casos moderados ou graves, além da avaliação médica poderá ser necessário um exame de imagem como tomografia de crânio.
Para crianças menores de 2 anos a avaliação é mais difícil (eu sei). Mais uma vez, a interação da criança nessa idade através de seus hábitos como chorar, rir, mamar são os parâmetros mais importantes a serem avaliados. Se notou a alteração de algum desses parâmetros ou não está seguro sobre o que e como aconteceu, vá ao médico.
Veja bem: Se depois de um acidente como esses, você está inseguro ou cheio de dúvidas em casa com seu filho, vá ao médico. Avaliação e orientação médica são as medidas mais seguras e adequadas que você pode fazer por eles.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.