Aneurismas cerebrais basicamente são dilatações anormais dos vasos sanguíneos arteriais do cérebro .
Estima-se que cerca de 2 a 3% da população mundial é portadora de aneurisma cerebral.
Quais são os sinais e sintomas de um aneurisma cerebral ?
Na maior parte dos casos são assintomáticos quando não rotos (quando não romperam).
Sinais e sintomas como dor de cabeça intensa e súbita , vômitos e perda de consciência podem ser consequência do rompimento e sangramento dos aneurismas. São classificados de acordo com fatores com tamanho, formato, localização e se romperam ou não.
Fatores de risco como hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, obesidade e alterações genéticas influenciam na formação e no risco de ruptura destes aneurismas ao longo da vida.
Na maior parte dos casos o diagnóstico é incidental ou seja, realizado durante exames rotineiros .
Métodos diagnósticos são variados como angio-tomografias , angio-ressonâncias ou arteriografias.
O tratamento deve ser avaliado individualmente logicamente e dependendo de fatores como o tipo de aneurisma, localização, idade do paciente inclui opções como cirúrgico, endovascular (Técnicas por catéter) ou conservador.
Esse é um assunto complexo não é?. Mas lembre-se , informe-se, pergunte, agende uma consulta ou Teleconsulta. Informação e orientação adequada sempre vão te guiar e te ajudar nessas horas.
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Irlon Oliveira.